Conhecidas por uma aparência delicada, as bonecas de porcelana são sinônimo de beleza. O termo “pele de porcelana” vem dessas lindas obras de arte, cuja cútis lisinha e uniforme é um almejada pelos apaixonados por skincare. 

Além de facilitar muito a make, a pele de porcelana chama atenção ao natural. Poros fechados, nada de cravos, espinhas, ressecamento ou oleosidade. 

Se você também se pergunta como ter uma pele incrível sem gastar muito e com uma rotina de cuidados adequada, o post de hoje é para você. Com algumas mudanças na rotina e a inclusão de estratégias de skincare, é possível alcançar uma pele de porcelana naturalmente. 

Preparada para revolucionar sua cútis? Então essa leitura é para você. No decorrer desse post você confere dicas de especialistas no assunto para resultados ainda mais efetivos! Vem ver! 

Dedicação é um dos segredos da pele de porcelana das asiáticas

Um dos principais motivos para a pele de porcelana das asiáticas é a disciplina. Na rotina de beleza coreana, por exemplo, são de 7 a 11 passos de cuidados diários, pela manhã e à noite. 

E é essa dedicação que dá resultados! Separar um tempo para cuidar de você significa muito mais do que pele saudável e macia: significa cuidar da sua autoestima e saúde mental. 

Mais sobre a rotina coreana de beleza

A seguir, você confere algumas dicas de beleza coreana que podem ser facilmente aplicadas em seu dia a dia. A primeira é a limpeza, que deve começar com um poderoso demaquilante ou removedor à base de óleo.

Isso porque remover a maquiagem é o primeiro passo da rotina K Beauty. Em seguida, vem o sabonete ou gel de limpeza à base de água, ideal para remover suor e resíduos que não foram alcançados pelo removedor anterior.

O esfoliante facial permite a limpeza profunda dos poros e remoção das células mortas. Esse passo, entretanto, não deve ser realizado diariamente, mas de duas a três vezes por semana. Chega a vez, então, do tônico facial, usado para equilibrar o pH e preparar a pele para os demais produtos de tratamento. 

Tônico Son&Park Beauty Water

Depois da limpeza, os cuidados para a pele de porcelana

Com a pele limpa profundamente, a absorção dos produtos de tratamento fica mais fácil. Assim, comece com a aplicação da essência. Ela é fundamental para cuidar e “selar” a pele. O resultado é a absorção ideal dos próximos produtos da rotina e um viço extra na cútis! Os séruns e ampolas, por sua vez, tratam de situações específicas da pele, como acne, manchas ou linhas finas. 

Os produtos à base de vitamina C são os mais conhecidos e amados aqui no Brasil! Em uma rotina completa, as máscaras coreanas não podem faltar! Elas são consideradas a alma da rotina de beleza e podem ser utilizadas para diversos fins. Seja a redução da oleosidade da pele, iluminação do rosto antes da maquiagem, limpeza profunda e até esfoliação.

O creme para a área dos olhos é fundamental na rotina de beleza. Isso porque por ser muito fina e sensível, a área dos olhos merece um creme específico, para evitar a formação de bolsões e olheiras, inchaço e rugas ao longo do tempo.

Em seguida, um hidratante facial deve ser aplicado, com a finalidade de minimizar o surgimento das linhas finas e fechar os poros.

Por fim, a aplicação do protetor solar, a fim de blindar a pele contra os raios ultravioleta. E mesmo nos dias em que passar a maior parte do tempo dentro de casa ou no escritório é importante aplicar o protetor.

Nada de espinhas

A acne pode ser causada por alterações hormonais naturais estresse, problemas de saúde, período pré-menstrual e, principalmente, predisposição genética e alimentação. 

Mas existem alguns truques que auxiliam na hora de como acabar com as espinhas. Quem quer uma pele de porcelana precisa investir na limpeza e hidratação da pele, mas também em cuidados de dentro para fora. 

Cravos e espinhas podem dizer muito mais sobre seu organismo e imunidade do que você pensa. A ingestão de líquidos é poderosa para reduzir a oleosidade da pele e, consequentemente, o surgimento de espinhas. 

Além disso, você precisa escolher os produtos certos para seu tipo de pele e evitar dormir de maquiagem. 

Melhore seus hábitos

Durma o suficiente

Já ouviu falar no sono de beleza? Pois ele não é um mito! Dormir bem evita olheiras e bolsões sob os olhos, melhora o viço e a luminosidade da pele, além de melhorar a saúde geral! Procure investir em, pelo menos, oito horas de sono de qualidade por noite. 

Hidrate seu organismo

Nem só de hidratação da pele vive a pele de porcelana. Vale cuidar de seu corpo e seu organismo. Beba ao menos dois litros de água por dia, para melhorar a aparência da sua cútis. Os níveis de ressecamento vão melhorar e a oleosidade também. 

Se alimente bem

Fibras, vitaminas, proteínas e carboidratos em equilíbrio são capazes de fazer milagres pela sua pele. Por outro lado, frituras, gorduras e açúcares em excesso aparecem em forma de cravos, espinhas e falta de viço. 

Evite cigarro e consumo de álcool

O tabagismo é um dos maiores problemas de saúde, já que está associado a diversos tipos de câncer e problemas respiratórios. E o consumo de álcool também afeta a saúde e a regeneração celular. As duas situações também diminuem a luminosidade e prejudicam a saúde da pele.

Manchas e melasma

Um dos principais problemas que impedem que você tenha a pele de porcelana que sempre quis são as manchas e os melasmas. 

O melasma surge em forma de manchas escuras na pele, mais comumente na testa, bochechas e buço. Outras áreas, como braços, pescoço e colo, também podem ser afetadas. 

Como tratar o melasma com hidroquinona, corticóides e ácidos. São tratamentos comuns e sempre receitados por um dermatologista habilitado. É importante contar com ajuda médica, se o caso for muito intenso. E como mencionamos anteriormente, a melhor maneira de evitar manchas e melasma é por meio da fotoproteção. 

Não subestime os produtos para evitar linhas finas e rugas

Enquanto as cicatrizes de espinhas podem ser evitadas se você não espremê-las, as rugas e linhas finas precisam de cuidados especiais. 

Os cosméticos com ação rejuvenescedora são compostos por uma combinação de hidratantes e ingredientes antioxidantes. Para que atendam pessoas com tipos de pele diferentes, existem variações nos tipos e concentrações de agentes hidratantes. 

Ácidos, óleos e ingredientes variados, como mel, soro fisiológico e produtos à base de vitaminas são muito eficazes para reduzir as linhas. A idade para aplicação pode variar, mas, geralmente, a partir dos 30 anos é recomendável aderir aos cuidados para evitar as linhas. 

Dicas extras muito preciosas para garantir a pele de porcelana

As máscaras coreanas e os sprays são dois segredinhos da pele de porcelana das orientais. Isso porque sempre que elas sentem a pele está menos luminosa ou viçosa, elas sabem que precisam de cuidados extras. Assim, elas investem na aplicação de uma máscara facial.  

Já o spray de água termal é aplicado no rosto ao longo do dia para garantir mais umidade. Nas ruas da Coreia, por exemplo, é comum ver as mulheres molhando o rosto mesmo em lugares públicos. Isso porque as coreanas preferem uma pele mais úmida, a fim de evitar o ressecamento e a sensação de “pele craquelada”. 

E você? O que achou das dicas? E para ficar por dentro do universo e das dicas de beleza coreana, já sabe! Basta acompanhar o blog e as redes sociais da Tak Beauty!